TRATAMENTO DO ALCOOLISMO: BUSQUE AJUDA!

● O Que Acontece Depois Do Primeiro Gole?

●Alerta! Pode Ser Chocante

●Há Cura Para O Alcoolismo? Há Tratamento Para O Alcoolismo

Essas perguntas são feitas frequentemente por alguém que se preocupa com pessoas queridas que estão imersas no alcoolismo, e às vezes por alguém que sofre da doença.

● E você, Tá Cansado De Fracassar? Dessa Vez Quer Fazer Diferente, Não É?

Leia esse artigo até o final, que eu vou apresenta-lhe uma ajuda que você sequer imaginou!

1- COMO O ÁLCOOL FAZ UM DEPENDENTE QUÍMICO

2- ENTÃO POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

3- ATENÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO ALCOOLISTA

4- ALCOOL NÃO! E AGORA, COMO FAZER O TRATAMENTO ?

5- COMO O PSIQUIATRA VAI TE AJUDAR?

6- PSICÓLOGO O QUE ELE PODE FAZER POR VOCÊ?

7- TERAPEUTA INTEGRATIVO E A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DO ACCESS CONSCIOUSNESS®

1-Você Pode Imaginar O Que Acontece No Alcoolismo?

O cérebro não consegue deletar os efeitos da ingestão abusiva por longo tempo. Um grande período consumindo
álcool faz com que o cérebro se adapte a funcionar mediante grandes quantidades da substância.

Uma vez que isso tenha acontecido, o cérebro grava de forma definitiva esse registro do funcionamento com o álcool.

Em outras palavras, o álcool estimula a produção de certas substâncias químicas no cérebro, e isso faz a pessoa sentirse bem, e nem perceber que está numa areia movediça chamado alcoolismo.

2- COMO O ÁLCOOL FAZ UM DEPENDENTE QUÍMICO

A pessoa na medida que vai se deixando afundar nessa areia movediça, continua a beber e, isso na maioria das vezes, produz um efeito sedativo das dores do corpo e da alma. Esta é a “recompensa” do corpo pela ingestão de álcool.

Porém o corpo também inflige uma “punição”, “ reclama” quando para de consumir a bebida alcoólica. Isso significa que o cérebro se acostumou com essa droga lícita, estimulando vários receptores e não pode funcionar sem ela.

Então respondendo a uma das perguntas iniciais: O ALCOOLISMO NÃO TEM CURA , MAS TEM TRATAMENTO.

3- ENTÃO POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

Na grande maioria dos casos, a pessoa não consegue perceber o quanto está envolvido com a bebida, tendendo a negar o uso ou mesmo a sua dependência. Essas pessoas chegam até o tratamento muitas vezes numa mistura de coerção e preocupação por parte dos familiares, que impõe que elas se tratem.

É importante que a pessoa entenda a chegada ao fundo do poço e os prejuízos trazidos para a sua vida, para que ela encare o tratamento. Diante do exposto, o primeiro passo é a pessoa entender que ela tem um problema com o álcool, gerado pela perda do controle sobre a ingestão da bebida.

4- ATENÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO ALCOOLISTA

A pessoa envolvida precisa ainda entender que esse problema trás conseqüências muito ruins, não apenas para a vida dela, mas que esses efeitos recaem e prejudicam sua vida familiar e social, como o comprometimento das relações com seus pais, filhos, família, os amigos e o trabalho.

A partir dessa constatação é necessário se responsabilizar pela mudança. É claro que essa trajetória de conscientização não é fácil! Aliás a pessoa se manter motivada no tratamento é um grande desafio.

Mesmo manifestando um desejo de parar de beber,a pessoa sente-se incapaz para conseguir. Isso significa que elas podem querer mudar, mas podem sentir como se não pudessem fazê-lo.

Às vezes, elas podem sentir como se nunca mais pudessem viver sem o álcool, que não é mais possível para elas. Por isso durante o tratamento é importante além do trabalho dos profissionais, o apoio dos familiares e amigos.

5- ALCOOL NÃO! E AGORA, COMO FAZER O TRATAMENTO ?

O tratamento de alcoolismo, é mais eficaz quando o tratamento inclui uma a equipe multiprofissional, composta de psiquiatra, psicólogo e um terapeuta integrativo, esse último, mesmo sem ser muito usual na equipe de saúde, já tem o seu mérito reconhecido.

A prova disso é que a Política Nacional de Saúde, já inclui, em vários tratamentos, os terapeutas integrativos. Sem dúvida no tratamento do alcoolismo, trará grande contribuição. Por se tratar de uma doença onde o fisico, o emocional e as energias ficam comprometidos é importante o tratamento de todos esses aspectos. Ter bons profissionais envolvidos costuma fazer a diferença no resultado.

Agregar ao trabalho do médico, do psicólogo, do terapeuta integrativo a participação no grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA) é de grande valia para o tratamento.

6- COMO O PSIQUIATRA VAI TE AJUDAR?

O psiquiatra vai atuar ajudando na conscientização da importância do tratamento e após a pessoa passar por uma cuidadosa avaliação ele prescreve as medicações adequadas.

O uso de medicamentos é muito importante para o sucesso do tratamento. Existem substancias que ajudam as pessoas a pararem ou reduzirem o consumo do álcool e dessa forma contribuem para a prevenção contra a recaída.

7- PSICÓLOGO: O QUE ELE PODE FAZER POR VOCÊ?

O psicólogo é o profissional que vai cuidar dos sentimentos, emoções, traumas, ajudando a dar um outro significado para vida. Vai ajudá-la também a resistir a ingestão de álcool, e reconstruir suas relações afetivas e sociais.

8- TERAPEUTA INTEGRATIVO E A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DO ACCESS CONSCIOUSNESS®

O terapeuta integrativo, utiliza uma combinação de técnicas que trabalham com energia.Podem ser Técnicas corporais, dentre elas destaco as Barras de Access® ou outras técnicas sutis, todas não invasivas, trabalhando de forma energética a saúde física, emocional, sua história familiar, o contexto em que vive, seus valores e objetivos.

Ao trabalhar com as energias da própria pessoa, faz com que ela aumente a percepção de seu corpo, de suas reais necessidades para manter a própria saúde e desenvolve, cada vez mais, autonomia para se manterem em harmonia.

No tratamento com a técnica das Barras de Access®, o atendimento é feito através de toques sutis, em pontos específicos, que são as barras e processos verbais, juntos ativam o funcionamento corporal e estimulam os mecanismos naturais de cura.

Dentre as 32 barras que são acionadas no tratamento, gostaria de dar destaque as seguintes Barras:

• Banda de Poder, no alcoolismo essa barra trabalha a autoconscientização do vício e a necessidade de mudança.

• A Banda de implantes, refere-se a todos os pensamentos de menos valia, autopunição, baixa auto confiança, insegurança, medos, e tantos outros pensamentos e emoções que se incorporaram durante a vida.

• A Barra Forma e Estrutura, tem a ver com os pontos de vista rígidos que contribuem para a repetição de erros.

• A Barra consciência, também é uma Barra importante na medida em que ela chama a pessoa para a sua consciência, para quem ela verdadeiramente é.

Esse tratamento é indicado para o alcoolismo na medida que contribui para diminuir as tensões , os bloqueios físicos, emocionais e o aumento da conscientização. Essa contribuição do Access ajuda na diminuição dos sintomas de abstinência ao álcool e proporciona uma melhor adesão ao tratamento do alcoolismo.

E aí você ou algum querido está mergulhado no álcool,
olhando para a vida, e sem coragem de reagir? Saiba que mais cedo ou mais tarde uma decisão precisa ser tomada. Quem vai vencer? o álcool ou a vida? Não esperar que novas perdas aconteçam é fundamental, por isso é necessária a busca por um tratamento!

Pra que levar mais tempo? A sua vida é Que Precisa De Mais Tempo e com Qualidade!

Se você além de querer se beneficiar ou àquela pessoa que você ama e ainda ganhar dinheiro com isso, Venha fazer já na Próxima Turma do Curso de BARRAS DE ACCESS®

Acredite Na Contribuição que ele pode ser na sua vida, e tenha mais saúde, oportunidade e felicidade! Como temos um número de macas limitado, disponibilizamos poucas vagas, então INSCREVA-SE JÁ!

Monica Levy

Mônica Levy é Psicóloga, Enfermeira e possui Mestrado em Educação e Saúde, com mais de 25 anos dedicados a saúde física e mental. Possui qualificação acadêmica em instituições públicas de excelência e uma vasta e incrível grade extracurricular. Possuindo assim , um currículo com diversas capacitações e competências, unidas a uma vasta experiência.

3 comentários em “TRATAMENTO DO ALCOOLISMO: BUSQUE AJUDA!

  1. Achei maravilhoso esse artigo. Eu sofri muito com o meu marido alcoolista. Ele já faleceu, Acredito que com Barra de Access eu poderia aplicar nele e assim ajudá-lo, porque alcoolismo é uma doença e precisa ser tratada, porém os tratamentos convencionais são se difícil adesão pelas pessoas que precisam.

  2. Muito útil ate artigo,
    Já tinha ouvido falar de barras de Access, mas a possibilidade de tratamento do alcoolismo é ótimo. Gostei da possibilidade de um familiar fazer o curso para aplicar na pessoa da família que precisa .
    Obrigada pelo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + três =