fbpx

Meu Namorado Está Frio e Distante: O Que Fazer?

Casal sentado no banco da praça distante um do outro

Você percebeu que seu namorado está frio e distante… e até pensou que era coisa da sua cabeça, mas, a verdade é essa: ele está diferente.

Falta de carinho, demora em responder suas mensagens, desculpas para não saírem juntos, longos silêncios…

Tudo isso leva a pensar que o sentimento por você enfraqueceu ou, pior, ele está interessado em outra!

Mas, calma, não tire conclusões antecipadas!

Veja neste artigo as possíveis causas do afastamento do seu namorado e como lidar com a situação.

Namorado frio e distante: entenda o que está acontecendo

Antes de tirar conclusões precipitadas e agir por impulso, procure entender o que está acontecendo.

Talvez, o que pareça frieza não tenha nada a ver com o relacionamento de vocês, sendo apenas um reflexo do estresse causado por problemas no trabalho, na família ou questões financeiras. 

Portanto, o primeiro passo para entender o que está acontecendo é perguntar, de forma sincera e respeitosa.

Seu namorado pode inclusive estar com problemas relacionados à saúde mental.

Em vez de adotar um tom de acusação, demonstre que você se importa com ele e com a relação de vocês, e que por isso está preocupada com o distanciamento.

Mas, ao fazer isso, você deve estar preparada para ouvir a verdade!

Seu parceiro pode ter ficado magoado com alguma atitude sua.

Então, se o motivo for esse, é preciso ter empatia e reconhecer o erro, se for o caso.

Como foi dito no início do artigo, quando o parceiro se mostra frio e distante, em geral, logo pensamos que o sentimento enfraqueceu ou que ele está interessado em outra pessoa.

De fato, estas são possibilidades para o afastamento.

E o problema é que nem sempre o outro vai ter coragem de dizer a verdade.

Se você não conseguir entender o que está acontecendo por meio do diálogo, preste mais atenção ao comportamento do seu parceiro.

Se as atitudes dele demonstram desinteresse ou se você tem motivos reais para acreditar em uma traição, é preciso tomar uma atitude.

Namorado distante: o que fazer?

Namorado frio com a namorada não quer conversa com a sua namorada no sofá

Vimos no tópico anterior que não se deve tirar conclusões precipitadas quando o parceiro se mostra distante.

Afinal, nem sempre isso tem a ver com o relacionamento de vocês, e buscar a compreensão por meio do diálogo é o melhor caminho.

Entretanto, tem algumas dicas que ajudam a lidar com a situação:

Não se culpe

Se culpar pelo comportamento do outro é uma tendência comum, porém, não deve ser assim.

Tampouco alimente pensamentos do tipo “não sou boa o suficiente para ele”.

Ambos parceiros devem zelar pelo bem-estar da relação, portanto, quando as coisas não vão bem, os dois precisam assumir sua parcela de responsabilidade e o compromisso de rever a relação. 

Mantenha sua rotina

Não pare sua vida porque o namorado esfriou.

Você pode e deve procurar entender o que está acontecendo, mas, sem que isso afete seu desempenho no trabalho, estudo, etc.

Também é importante manter suas atividades de lazer e socialização, afinal, sua vida não pode girar em torno do relacionamento afetivo.

Se ame e se respeite, primeiro

Lembre-se de que o relacionamento mais importante é o que você mantém com você mesma.

Esse sim, vai durar para sempre!

Portanto, respeite seus limites, valores e sentimentos.

Não permita que o comportamento do outro afete sua autoestima, ok?

Essas foram as dicas para lidar com namorado frio e distante.

Procure entender o que está acontecendo, seja empática, mas esteja preparada para lidar com a verdade.

Se de fato seu namorado esfriou e você acha que não há mais solução, siga em frente, esqueça esse relacionamento, afinal, a vida precisa continuar!

Mantendo o amor-próprio em primeiro lugar, sempre!

Monica Levy

Mônica Levy é Psicóloga, Enfermeira e possui Mestrado em Educação e Saúde, com mais de 25 anos dedicados a saúde física e mental. Possui qualificação acadêmica em instituições públicas de excelência e uma vasta e incrível grade extracurricular. Possuindo assim , um currículo com diversas capacitações e competências, unidas a uma vasta experiência. Me siga no Instagram: Clique aqui

8 comentários em “Meu Namorado Está Frio e Distante: O Que Fazer?

  1. Ótimo Artigo. Acredito que o maior problema dos relacionamentos afetivos hoje é a falta de diálogo. As pessoas se apaixonam e assumem compromissos sem estarem prontas e sem saber quem é o outro. Isso se agrava quando a paixão dá uma pausa na relação conforme passa o tempo, uma vez que as pessoas não aprenderam a conversar.

    Com tanta tecnologia a nosso redor para que pratiquemos o bem, para que possamos evoluir com mais facilidade, entretanto, fazemos o caminho oposto! Nos isolamos mais, conversamos menos e já quase não existe mais o olho no olho tão necessário para manter relações.

    As pessoas veem o outro frio, distante e não conseguem conversar sobre isso. Não conseguem pensar na parceria em conjunto e, assim, não conseguem atravessar fases difíceis.

    Seres humanos são complicados! Nos apegamos as imagens de açúcar das redes sociais e compramos aquilo quando, na verdade, de uma foto boa do album para outra melhor, existe todo um cuidado, lealdade e interação quer nos bons ou maus momentos ali por trás.

    O que falta hoje é as pessoas voltarem a falar a mesma lingua e a pensarem com a cabeça não só com os instintos como vem acontecendo…

    1. Adorei o seu comentário, você pegou o eixo central do artigo, que resumidamente podemos dizer que é a falta de empatia com o outro , e isso obviamente se estende as relações amorosas.
      O grande desafio é utilizarmos o que temos de melhor nesse mundo tecnológico , mas sem nos esquecermos de que somos humanos e que nem todas as soluções estão apenas na internet,.

      É excelente utilizar é aprender na internet, mas é necessário saber se desconectar dela e se conectar verdadeiramente com sentimentos, sensações e emoções que não se acabam quando você desliga o computador.

  2. Gostei muito,das informações tenho 73 anos e estou em um relacionamento com um homem também com 73 ele casado nos vemos praticamente uma vez por mes gosto muito dele mas não estou satisfeita com isso de nós encontrarmos só uma vez por mês como devo proceder obrigada

    1. Olá Aguida, eu fico feliz que tenha gostado das informações.

      Eu te dou os parabéns por se sentir

      desconfortável nessa relação! Embora ele esteja confortável!

      Eu entendo que você goste muito dele, mas

      você precisa gostar mais ainda de você!

      Eu sei que não é fácil abrir mão daquilo que se gosta, mas pense bem, o que de fato você tem , não é muito pouco?

      Você fica com ele fisicamente 1 vez por mês e no restante do mês, você fica sozinha, só alimentando a expectativa daquele dia do mês chegar.

      Você vive 30 dias, esperando 1 dia chegar, multiplica isso por 1 ano!

      Então olha o que você está fazendo com você! E você pergunta , o que fazer?

      Venha fazer comigo o PERCURSO MULHER OTIMA, nesse percurso eu vou te dar o passo a passo para você fazer o que você precisa fazer para de fato amar e ser amada, como você merece!

      1. Estou em um relacionamento a 11 meses de namoro, e de um mês pra cá, sinto ele muito preocupado e frio com migo, eu pergunto ele diz ser nada ou diz que é coisas financeiras, e os filhos que estão de outro casamento que dão dor de cabeça, mas percebo que não é só isso. Estou muito mal ele mudou muito,chamo pra conversar pergunto se querer ficar sozinho e ele que não…mas não muda nada dps as mesmas atitudes de sempre oque eu faço? Desde já agradeço

        1. Você demonstra claramente que não está satisfeita. Ele parece que não está muito preocupado com você, porque mantém a mesma atitude. Perceba que quem está no comando do relacionamento é ele, porque ele está ditando “as regras”, de como essa relação está sendo conduzida. O fato dele colocar a razão das atitudes dele em situações externas à relação de vocês, mostra claramente que ele está fugindo de uma conversa. Bem, não fique paralisada nesta situação, diga que você entende que ele está preocupado com todas as situações que estão acontecendo, que tudo isso é muito ruim, porém que você não está se sentindo confortável da maneira como este relacionamento está e que uma simples conversa poderia te deixar melhor nesse período turbulento. Se ele não quiser conversar, demonstra que ele não está preocupado com você, nem com a relação. Eu espero ter contribuído para que você fique melhor. Um beijo.

  3. Verdade!!! A falta de diálogoévo maior PROBLEMA das sepa-rações.Eu acredito que quando nós “despimos” em frente do outro, os problemas se não redolvevpor completo,mas nos dá uma oportunidade de ENTENDER o que o outro está sentindo.É com amor e respeito TUDO será RESOLVIDO.Lógico!!!Se ainda existir a brasa do AMOR.No momento estou passando uma situação DESAFIADORA: meu esposo está em SP e eu em PE.Motivo???
    Trabalho e não sei até quando iremos ficar distante um do outro,mas de uma coisa tenho CERTEZA o ano muito e se depender de mim, farei tudo ou melhor quase tudo 😉 para meu casamento NÃO ESFRIAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *